segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Como manter o foco e a inspiração em tempos difíceis

"Nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas ou navegou para terras desconhecidas, ou abriu novos caminhos para o paraíso", observou Helen Keller. Neste mundo confuso em que vivemos, uma dose saudável de otimismo vai nos ajudar a lidar com os desafios diários, mantendo-nos inspirados mesmo diante das dificuldades. Mas somente o hábito do pensamento positivo não é suficiente. Para realmente superar os obstáculos inevitáveis que aparecerão em seu caminho, você deve aprender estratégias específicas para gerenciar contratempos e transformar as dificuldades em força. Robin Sharma, autor de Mega-living (ainda sem tradução no Brasil) e sócio da Sharma Leadership International, oferece-nos cinco pontos para manter a motivação, a inspiração e o foco ao lidarmos com dificuldades:

1. Procure pelas oportunidades: O grande filósofo motivacional Napoleon Hill disse certa vez que cada dificuldade em nossas vidas contém uma semente de oportunidade equivalente. A pessoa de caráter verdadeiro tem a coragem de encontrar essa semente e aproveitá-la, de forma a caminhar para novos níveis de sucesso. Problemas fazem parte da nossa vida. As únicas pessoas que não têm com o que se preocupar estão enterradas. Ao defrontar-se com um aparente fracasso ou rejeição, pergunte-se simplesmente: "O que posso aprender com isso?". Use então essa experiência para crescer de forma mais eficaz no que você faz. Lembre-se de que o fracasso é a estrada do sucesso. Como notou J.P. Guilford: "Viver é ter problemas, e resolver problemas é crescer intelectualmente".

2. Visualize um dia melhor: Uma das melhores e mais poderosas maneiras de manter o foco e as energias ao deparar-se com um problema é simplesmente fechar os olhos e visualizar um dia em que tudo será muito melhor. Visualize as coisas indo do jeito que você gostaria que fossem. Mentalize esse mundo ideal acontecendo de forma vívida, e conecte-se emocionalmente com a sensação de bem-estar que você terá uma vez que chegar lá. Jonas Salk, criador da vacina antipólio, disse certa vez: "Eu tive sonhos, e eu tive pesadelos. Eu superei meus pesadelos por causa dos meus sonhos". Ao ancorar-se com uma visão positiva do futuro, você se manterá motivado, não importa quão dura seja a sua realidade atual.

3. Conecte-se à verdade: Existe certas "verdades" e "leis naturais" do sucesso que não mudam com o passar dos anos. Infelizmente, com o ritmo acelerado em que a maioria de nós vivemos atualmente, freqüentemente perdemos de vista essas verdades, como por exemplo: "Antes de toda grande vitória existem grandes adversidades" ou "Aprendemos e crescemos com nossos maiores fracassos" ou ainda "Ninguém consegue deter quem se nega a ser detido". A simples disciplina diária de ler livros inspiradores, (eu, Pedro Paulo, sugiro uma leitura e reflexão à Bíblia Sagrada) motivacionais ou simples textos de grandes filósofos antes de ir dormir, ou a primeira coisa pela manhã, vai fazer com que você se reconecte com essas verdades. Essa sabedoria vai inspira-lo pelo resto do dia, e os seus problemas não parecerão tão grandes assim.

4. Selecione, reflita e corrija: A reflexão é a mais poderosa arma que existe no mundo dos negócios, mas também é uma menos utilizadas. O cientista francês Blaise Pascal refletiu certa vez que "Todas as misérias do ser humano são provocadas por ele não conseguir sentar-se, quieto, sozinho num quarto". O hábito de ir regularmente a um lugar sossegado e refletir sobre as causas, soluções e - por que não? - benefícios de um determinado problema que você pode estar enfrentando melhorará enormemente o nível da sua eficácia pessoal e profissional. Pensar profundamente sobre as coisas que você tem feito (e como tem feito) vão ajuda-lo a conhecer-se melhor - o que, por outro lado, vai ajudar a prevenir futuros erros. Faça com que os seus erros no passado tenham servido para alguma coisa. Transforme pedras nas quais você tropeçou em degraus para o sucesso. A não ser que você reflita, e depois corrija, os erros do seu passado, você estará fadado a repeti-los

5. Mantenha a perspectiva: Stephen Hawking, um dos maiores pensadores e cientistas da atualidade, notou que vivemos num planeta pequeno de uma estrela (sol) mediana, localizado nos limites externos de uma das centenas de milhares de galáxias que existem. Vendo a coisa desse jeito, será que seus problemas são realmente tão significantes? No calor da coisa, quando estamos metidos até o pescoço no problema, nossas dificuldades podem parecer calamidades gigantescas. Com o passar do tempo, passamos a ganhar uma perspectiva daquilo, e ver que geralmente a coisa não era tão grave assim. Todos os grandes profissionais, em qualquer área, têm fortemente desenvolvida a capacidade de colocar contratempos na sua perspectiva correta, aprendendo e depois avançando novamente com confiança em busca de seus sonhos. Nunca perca de vista o fato que você tem impacto na vida das outras pessoas, e que você pode fazer a diferença. Isso talvez seja o mais importante. Como disse o poeta Rumi, um dos preferidos de Deepak Chopra: "Quando você estiver morto, procure por um lugar de descanso, não na terra, mas no coração dos homens". Palavras sábias, de um homem sábio.

-Raul Candeloro-

Tenha determinação. Afinal, você precisa ser DETERMINADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog