COACHING

  
"Lider Coaching"
  • Coach: que em inglês significa "técnico - treinador” ou em Frances “veículo utilizado para transporte de pessoas de um lugar a outro”, é o profissional especializado no processo de desenvolvimento de competências, e de certo modo o coach “transporta” seu cliente para seus objetivos. É o coach que conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar às conclusões, definir ações e principalmente agir em direção aos seus objetivos, às metas e aos desejos.
  • Coaching: é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraquezas e qualidades. Aumento da consciência de si e da capacidade de se responsabilizar pela própria vida com estrutura e foco, é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
      Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se auto desenvolvam. Raramente você terá tempo para se envolver com cada aspecto do desenvolvimento. E raramente você terá todas as informações, habilidades e a sabedoria de que alguém pode precisar para garantir seu desenvolvimento. Felizmente, não há necessidade de ser perfeito para ser um coach efetivo. Pelo contrário, entenda seu papel como um catalisador do desenvolvimento.
      O coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode se comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo. Você as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.






Educar não é encher um balde, mas acender uma chama”
        - William Butler Yeats -  
     Visto que todo desafio de desenvolvimento é único, não há receita de bolo. Mas há três abordagens que são importantes para melhorar a atuação e sustentar a busca pelo desenvolvimento no longo prazo.


  1. Trabalhar um a um. Parte do coaching é direto e pessoal. Ofereça feedback imediato para que descubram por si mesmos, desafie as pessoas os riscos apropriados e ofereça encorajamento quando enfrentarem contratempos e obstáculos, em suma demonstre a pessoa segurança e confiança.
  2. Orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo. Forneça as armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento. Ensine-as a extrair as lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.
  3. Orquestrar recursos e oportunidades de aprendizagem. Você não apenas instrumentaliza as pessoas para o aprendizado, mas também intervém junto a outras pessoas em seu favor. Cultive um ambiente que dê suporte à exposição inteligente aos riscos, encontre quem possa ensiná-las ou guiá-las, derrube barreiras que inibam a aprendizagem continua e abra as portas a novas experiências às quais seus colaboradores não teriam acesso sem a sua ajuda.
INTELIGÊNCIA SUPERIOR NA LIDERANÇA


Por Layr Malta - 03/05/2010
“Se você tem que dizer que é líder, você não é - Margareth Thatcher”
       Tudo que faz diferença não está necessariamente no gigantismo de sua existência, está principalmente em detalhes não tão simples de serem percebidos. O conjunto de um modo geral é estético, reflete beleza, organização naquilo que admiramos, porém se nos focarmos em pequenos pontos é que descobrimos as qualidades. Isto vale para um ambiente, um produto, um comportamento. 

Vejamos na liderança.     
  •  O líder sempre faz mais do que é pago para fazer.
  • O líder é proativo. Sabe quando e como pode ter iniciativa. Distingue PROATIVIDADE de INTROMISSÃO. 
  • O líder conhece a diferença de LIDERANÇA DIPLOMÁTICA de LIDERANÇA DEMOCRÁTICA.  A primeira forma de liderança pode ser impositiva e camuflada na gentileza. A segunda está em SABER OUVIR, o mais difícil comportamento da era moderna.
  • O líder exercita a compaixão, é um COACH ESPIRITUAL. Respeita a individualidade humana em todo seu aspecto holístico.
  • O líder se prima por aceitar a participar de desafios. Tem consciência de que na ZONA DE CONFORTO não se agrega nada.
  •  O líder é EMPÁTICO, usa sua imaginação colocando-se no lugar do outro e procurando compreendê-lo.
  • O líder tem seguidores devido ao seu exemplo de vida em todos os contextos onde vive – FAMÍLIA, EMPRESA, SOCIEDADE.
  • O líder se presa e não se descuida daquilo que forma seus valores pessoais, ÉTICA, MORAL, SAÚDE FÍSICA e EMOCIONAL, FAMÍLIA, RELACIONAMENTO SOCIAL,  sabendo que estes são seus produtos aceitos em todos os ambientes que frequenta.
  • O líder sabe definir a diferença em ser ALTRUISTA ou OMISSO. Enquanto o ALTRUISTA está na predisposição de ensinar e dar oportunidades.  O OMISSO, está no comodismo ou no temor de perder espaço.
  •  O líder conhece a diferença de INTELIGÊNCIA INFERIOR e SUPERIOR e sabe como praticá-las. A primeira o classifica de arrogante, babaca certificado, segundo ROBERT TUSSOT em seu livro CHEGA DE BABAQUICE. É aquele que não precisa de mais nada, já sabe tudo e jamais consegue ouvir.  O segunda, é aquela que o coloca sempre de mente aberta, exercitando o saber ouvir, atento a pequenos detalhes que agregam diferença  ao conhecimento. Sabe se livrar do cárcere intelectual, engessamento do intelecto, este filtro tão danoso ao comportamento humano. Ele é atencioso, jamais afirma ser conhecedor total daquilo que muito sabe.




       Muitos outros predicados são encontrados abundantemente nos líderes, nos mostrando o estado comportamental ideal de quem vive a responsabilidade de liderança. Basta lembrar da expressão da “DAMA DE FERRO”, ex- primeira ministra britânica, que na sua sabedoria e experiência de vida nos convence com suas palavras citadas no início. De fato, quando precisamos afirmar que somos,  não somos. O segredo é ser percebido como TAL.


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